Cometas têm cheiro de ovo podre e xixi

A sonda Rosetta tem "cafungado no cangote" do cometa67P/Churyumov-Gerasimenko. Através de seus espectômetros, ela consegue detectar os químicos presentes no corpo celeste. E a conclusão? Ele não tem um cheiro lá muito agradável. Especificamente, seu aroma é uma mistura de ovo podre com xixi.
A detecção é feita na "coma" (ou cabeleira) - a nuvem de gás que cerca o cometa. Quanto mais próximo do Sol o 67P/C-G está, maior torna-se a sua coma. Afinal, o calor da estrela faz com que partes sublimem.
A  400 milhões de km do Sol, acreditava-se que o 67P/C-G iria mostrar apenas suas moléculas mais voláteis, como dióxido de carbono e monóxido de carbono. No entanto, foram detectadas moléculas gasosas de formaldeído, sulfeto de hidrogênio, cianeto de hidrogênio, dióxido de enxofre e disulfeto de carbono. Essa mistureba, além de ser tóxica para humanos, teria um cheiro horrível.
Mas por que os cientistas estão analisando o ~perfume~ do cometa? Como dito anteriormente, quanto mais se aproxima do sol, mais o 67P/C-G irá liberar moléculas em sua coma. E isso torna mais fácil o estudo da composição do cometa. Estudos como esse podem fornecer pistas sobre a formação da nebulosa que originou o Sistema Solar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.