Guardar panela quente na geladeira é recomendado?

Olá, Oráculo, gostaria de saber por que minha avó fala para não guardar panela quente na geladeira.
Bj, valew, 
Igor Ramos


Igor, você não faz ideia, mas sua avó tem conhecimentos de mecânica, engenharia de materiais e nutrição. Se a comida tiver amido (arroz, feijão, batata etc.), ela vai tender a se gelatinizar e ter sua estrutura superficial enrijecida, caso a panela quente não esteja tampada. O papel da tampa é prevenir a perda excessiva de umidade para o ambiente da geladeira e minimizar esse processo.
Outra questão é que colocar um alimento quente na geladeira influencia diretamente no trabalho de resfriamento do aparelho. Segundo a nutricionista e professora da Universidade Federal de Ouro Preto Kesia Quintaes, não há um dano ao eletrodoméstico, mas sim um incremento no gasto de energia elétrica. Lógico, ela vai precisar trabalhar mais para resfriar isso.
Quando falamos do tipo de panela que você usa para guardar o resto de macarrão do almoço, elementos como o ferro e o alumínio são contraindicados, seja dentro ou fora da geladeira. O motivo é que esses materiais transferem elementos da sua composição para a comida ao longo do tempo de estocagem, o que pode gerar uma contaminação. “Panelas ou recipientes de vidro ou titânio são os mais indicados para essa função”, afirma Kesia.
Em suma, larga a mão de ser preguiçoso, seu moleque.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.