Janelinha para todos: conheça o revestimento digital que pode revolucionar os voos de avião



Quando você compra uma passagem de avião, não pensa duas vezes antes de escolher uma poltrona na janelinha, para poder admirar as nuvens e o mundo passando lá embaixo? Pois a janelinha como a conhecemos pode estar com os dias contados. A empresa britânica de inovação Centre for Process Innovation (CPI) está desenvolvendopainéis eletrônicos ultrafinos e flexíveis que permitirão que todo o revestimento interno das aeronaves se transforme em uma interface digital interativa. Ou, em outras palavras, em uma grande janelinha. Segundo a companhia, daqui a uma década a aviação civil já poderá contar com a tecnologia.
painéis serão personalizáveis (Foto: Reprodução)
O mais interessante é que estas telas vão estar conectadas a diversas câmeras acopladas na parte exterior, permitindo que os passageiros tenham uma visão panorâmica e em tempo real de tudo o que acontece lá fora. Recursos de realidade aumentada como a identificação de cidades, de outros voos e até da Estação Espacial estarão disponíveis. Os painéis são versáteis e poderão inclusive ser personalizados pela tripulação: cada um vai poder, por exemplo, escolher o “papel de parede” que quer ver ao seu lado, navegar na internet ou então acessar as já conhecidas opções de entretenimento como filmes e músicas.
passageiros poderão escolher o próprio 'papel de parede' (Foto: Reprodução)
Além de transmitir a incrível sensação de estar voando em meio a paredes transparentes, a inovação vai possibilitar uma diminuição substancial no peso dos aviões – por questões de segurança, a existência de janelas obriga que a fuselagem seja mais espessa e reforçada. De acordo com a CPI, 80% do peso de uma aeronave se resume à estrutura em si e ao combustível necessário para o voo. A cada 1% mais leve, a empresa estima uma economia de 0,75% de combustível. Isso significa menos dióxido de carbono na atmosfera e também passagens mais baratas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.