15 fatos absolutamente insanos sobre seu corpo

a maioria de nós tende a esquecer o quão incrível nossos corpos são no momento em que temos idade suficiente para começar a perceber as suas maravilhas. Quando você para e considera que cerca de 50 trilhões de células estão trabalhando em conjunto, é absolutamente notável.
15 fatos absolutamente insanos sobre seu corpo
1. O coração é um poderoso mecanismo
Durante o curso de um dia, o coração bate em média cerca de 100.000 vezes para bombear 2.000 litros de sangue.
2. O sistema de transporte é muito grande
Essas 2.000 litros de sangue viajam através de uma rede de artérias, veias e capilares incompreensível. Em um adulto, se você colocasse tudo isso de ponta a ponta para fora, iria obter uma linha de 96 mil km – o suficiente para dar duas voltas e meia ao mundo.
3. Os rins são burros de carga
Cada um dos nossos dois rins é composto por cerca de um milhão de unidades de filtragem chamadas néfrons. Todos os dias os rins filtram 120 a 150 litros de sangue – até cerca de 13 litros por hora – e produz até 2 litros de urina.





4. Os nossos intestinos são gigantes
Se esticados, os intestinos delgado e grosso combinados atingiriam um comprimento de cerca de 7 metros. Felizmente, eles estão dispostos em tal configuração que se encaixam ordenadamente em nossa cavidade abdominal.
5. Nós jorramos um monte de saliva
Nós temos glândulas salivares em torno da boca e da garganta, que servem para secretar saliva para umedecer, iniciar a digestão e ajudar a proteger os dentes das cáries. Enquanto nós geralmente não estamos cientes, produzimos até 4 litros de saliva por dia!
6. Nossos espirros são muito velozes
Quer saber por que é tão importante cobrir a boca quando espirrar? Um espirro pode entregar 40 mil gotículas no ar a velocidades de mais de 160 km/h.
7. Ninguém fede como você
Todos nós temos um odor completamente original, tão diferentes um do outro como uma impressão digital… exceto para gêmeos idênticos, que podem exalar o mesmo cheiro.
8. Temos um invólucro notável
Se você é um adulto comum, sua pele cobre uma área de 2 metros quadrados.
9. A nossa pele morta vive
Toda a pele lança 50.000 células a cada minuto. É bonito, se você pensar sobre isso poeticamente em termos de regeneração. O que é brutal é que a pele morta é responsável por bilhões de toneladas de poeira na atmosfera.
10. Você é tão peludo quanto um chimpanzé
Nós realmente temos aproximadamente o mesmo número de cabelos em nossos corpos que os chimpanzés. No entanto, o nosso é inútil e tão fino que é quase invisível.
11. Somos energéticos!
Embora a quantidade de calor produzida por um corpo depende do seu nível de peso e atividade, para uma pessoa comum que consome 2400 kcal por dia, o calor produzido é de cerca de 100 quilocalorias por hora. Isso é o equivalente a uma lâmpada de 116 watts.
12. Somos máquinas de cheirar
O cérebro humano pode processar cerca de 10.000 odores diferentes em uma área menor do que o tamanho de meio centavo.
13. Nossas línguas são como tentáculos
Embora seja um mito de que a língua seja o músculo mais forte do corpo, ainda assim ela é notável. A língua é composta de oito músculos separados que, ao contrário de outros músculos, não suportam um osso. Em vez disso, eles se misturam para criar uma matriz flexível conhecido coma “hidrostato muscular.” Esta estrutura é muito parecida com uma tromba de elefante ou os tentáculos de um polvo.
14. Temos números impressionantes
Um adulto é constituído por cerca de 7,000,000,000,000,000,000,000,000,000 (7) octilhões de átomos.
15. Somos poeira estelar
O hidrogênio, elemento mais comum do universo e um jogador importante em nossos corpos, foi produzido no Big Bang 13,7 bilhões de anos. Outros componentes importantes de “nós” incluem carbono e oxigênio – ambos formados e espalhados pelo universo conforme estrelas antigas explodiram. Quase todos os elementos na Terra, inclusive os que compõem os nossos corpos, foram formados no centro de uma estrela. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.